O que é febre maculosa?

O que é febre maculosa?

O que é febre maculosa?

Antecipadamente , CONVÉM explicarmos para vocês o que é essa doença! É uma doença infecciosa causada pela bactéria Rickettsia rickettsii. Ela é transmitida aos seres humanos através da picada de carrapatos infectados, especialmente o carrapato-estrela (Amblyomma americanum) e carrapato-do-cão (Rhipicephalus sanguineus). A doença recebe esse nome devido à erupção cutânea  (manchas vermelhas) que geralmente aparece no corpo dos indivíduos infectados.

Conforme o Ministério da Saúde (2022), no Brasil a região mais comum é a região sudeste.  O principal vetor é o carrapato Amblyomma sculptum ( Ou Amblyomma cajennense).  O período em que ocorre maior número de casos é entre os meses de Junho e Novembro, que coincide com aumento dos carrapatos em forma de ninfas e costumeiramente infecta adultos do sexo masculino e fortemente associada a atividades profissionais em áreas habitadas por capivaras, como as margens de rios e lagos.

Sintomas da febre maculosa em seres humanos

Os sintomas iniciais  podem incluir:

  • Febre alta;
  • Dores de cabeça intensas;
  • Calafrios;
  • Dores musculares;
  • Fadiga.

Outros sinais e sintomas:

Com o tempo, podem surgir outros sinais, como erupção cutânea característica, que geralmente começa nos punhos e tornozelos, e depois se espalha para outras áreas do corpo. Além disso, podem ocorrer sintomas gastrointestinais, como náuseas, vômitos, dor abdominal e diarreia.

Período de Incubação

De dois a 14 dias e média de sete oito dias após a picada do carrapato.

Diagnóstico e tratamento 

Em suma, o  diagnóstico é feito com base nos sintomas clínicos, histórico de exposição a carrapatos e exames laboratoriais para detectar a presença da bactéria. O tratamento geralmente envolve o uso de antibióticos, como a doxiciclina, e quanto mais cedo o tratamento for iniciado, maiores são as chances de recuperação completa.

Prevenção 

A principio, para se alcançar a prevenção   é importante evitar a exposição a carrapatos e adotar medidas de proteção, como usar roupas de manga longa, calças compridas, aplicar repelentes de insetos, examinar o corpo em busca de carrapatos após atividades ao ar livre e procurar assistência médica caso ocorra uma picada de carrapato.

Fatores de Risco

Por fim, os principais elementos de risco que elevam a probabilidade de adquirir a infecção  são:

– Viver em ambientes onde a doença é comum;

– Convivência com animais, como cachorros, cavalos e outros

Referências

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Imunizações e Doenças Transmissíveis. Febre maculosa : aspectos epidemiológicos, clínicos e ambientais / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis. – Brasília : Ministério da Saúde, 2022.

Walker DH, Blanton LS, Laroche M, Fang R, Narra HP. A Vaccine for Canine Rocky Mountain Spotted Fever: An Unmet One Health Need. Vaccines (Basel). 2022 Sep 28;10(10):1626. doi: 10.3390/vaccines10101626. PMID: 36298491; PMCID: PMC9610744.

Categorias: Blog

0 comentário

Deixe uma resposta